quinta-feira, 3 de maio de 2012

Saxofone, um dos mais lindos timbres da música!!!




Os tipos de saxofone 

Saxofone, um dos mais lindos timbres da música!!!

O saxofone existe em sete tamanhos: sopranino, soprano, contralto ou alto, tenor, barítono, baixo e contrabaixo. O sopranino, o alto, o barítono e o contrabaixo soam em mi bemol, enquanto que o soprano, o tenor e o baixo, soam em si bemol. A maior parte dos saxofones é curva. O soprano, mais comum na forma reta como o clarinete, aparece também na forma curva. Já o sopranino é reto, aproximando-se do tamanho de uma flauta doce contralto. 

Os saxofones mais comuns são o soprano, o alto e o tenor. É muito difícil para o iniciante escolher qual saxofone deseja tocar. Nesse caso, recomendo iniciar os estudos com um alto ou tenor, já que são os mais fáceis de encontrar no mercado, e também são mais baratos. Mais adiante, quando já estiver mais familiarizado, o novo músico poderá optar por aquele de sua preferência. Mas é muito comum tocar-se mais de um saxofone, já que todos possuem um mecanismo padrão 

Como estudar 

Estudar e tocar são ações completamente diferentes. Quando você toca, põe em prática alguns dos resultados que você obteve com seu estudo. Assim, o ato do estudo precede o ato de tocar. Não que não se aprenda tocando, todos aprendem. Mas se você não estudar, não terá o que aplicar quando for tocar e estará impondo limites a si mesmo, ao invés de estar ampliando suas habilidades. 

Por outro lado, você só adquire um hábito repetindo ações no dia a dia, o que quer dizer que você só adquirirá o hábito de estudar exercendo o ato de estudar todos os dias. Somente após umas 3 semanas você estará habituado a estudar música. Procure estudar todos os dias, no mesmo horário, começando com 30 minutos/dia e aumentando esse tempo. A regularidade é muito importante. Você pode imaginar o que seria de um jogador de basquete que não praticasse arremessos constantemente? 

Portanto, mãos à obra: estude todos os dias que puder, de preferência no mesmo horário. Deixe o fim-de-semana para tocar com os amigos, depois de estudar, é claro. Em pouco tempo, você estará tocando seu saxofone e experimentando o prazer que poucos mortais já sentiram. 




Tocando notas graves e agudas 

O que faz uma nota soar mais grave ou aguda que a outra, nos instrumentos de sopro, é a velocidade do ar. Imagine uma roda d’água girando em um rio calmo, e depois a mesma cena após uma tempestade: uma maior velocidade da água determinaria uma maior velocidade à roda d’água. No caso do saxofone, é a velocidade do seu sopro que vai fazer a palheta vibrar mais rápido ou mais devagar. 

A questão agora é: como fazer para soprar com maior ou menor velocidade? Você tem de empurrar o ar para fora e fazer força com seu abdômen, como se estivesse empurrando um carro para fazê-lo "pegar no tranco", ou como quando você sopra uma bolinha de papel num canudinho. Lembre-se de não "trancar" o tórax, o que corresponderia a empurrar um carro com os freios acionados. Em termos, é isso o que você provoca quando "tranca" o tórax e os ombros: faz força contra si mesmo. 

Resumindo: para tocar uma nota grave, você precisa de muita quantidade de ar e de pouca velocidade, e para tocar uma nota aguda, você precisa de pouca quantidade de ar e de MUITA velocidade. Para se ter uma idéia mais exata, uma oitava corresponde exatamente ao dobro da vibração, e duas oitavas ao dobro do dobro, ou seja quatro vezes mais.

Um comentário: